computaçao
•Blaise Pascal: inventou a primeira calculadora capaz de realizar as operações básicas de soma, Subtração em 1642.
•Gottfried Wilhelm Leibnitz: oi o primeiro a perceber que a anatomia da lógica - “as leis do pensamento”- é assunto de análise combinatória. Em 1666 escreveu De Arte Combinatória, no qual formulou um modelo que é o precursor teórico de computação moderna: todo raciocínio, toda descoberta, verbal ou não, é redutível a uma combinação ordenada de elementos tais como números, palavras, sons ou cores.
• Charles Babbage: é mais conhecido e, de certa forma, referenciado como o inventor que projetou o primeiro computador de uso geral, utilizando apenas partes mecânicas, a máquina analítica. Ele é considerado o pioneiro e pai da computação. Seu invento, porém, exigia técnicas bastante avançadas e caras na época, e nunca foi construído. Sua invenção também não era conhecida dos criadores do computador moderno.
•Ada Byron King: é conhecida por ter escrito um programa que poderia utilizar a máquina analítica de Charles Babbage. Lady Lovelace, como era chamada, é reconhecida como a primeira programadora de toda a história. Ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.
•Alan Turing: Ele foi pioneiro na teoria dos computadores e podemos considerá-lo o pai do computador contemporâneo. Quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, Turing foi encarregado de comandar uma equipe de decifração de códigos, dentro de um projeto ultrassecreto. Para decifrar as mensagens, Turing e sua equipe construíram uma máquina eletromagnética que percorria em alta velocidade as imagens com o código Em. Enigma em busca de quaisquer regularidades, traços recorrentes ou combinações que pudessem ser decifradas. Essa máquina foi chamada de Colossus e começou a