Fundamentos da comunicação
Assim aprender é um processo de crescimento integrado e integrante do indivíduo e das suas vizinhanças. Este processo implica, por parte dos sujeitos,desenvolvimento de técnicas de aprendizagem “organizacional” agrupadas por SENGE em cinco “disciplinas”.
As “disciplinas” são práticas de aprendizagem, que modificam o individuo através da aquisição de novas habilidades, conhecimentos, experiências e níveis de consciência de si. “Quando desenvolvidas em conjunto podem ter um impacto significativo e mensurável sobre o nosso desempenho. Os esforços para desenvolvercapacidades de aprendizagem misturam mudanças “comportamentais” e “técnicas”...”
(SENGE 1990/1998, p.25).
Neste sentido, quando estamos a aprender algo de novo,estamos também a pôrnos em causa, a trabalhar dentro dos nossos pressupostos e ideias feitas.
As cinco “disciplinas” intitulamse: Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizagem em Grupo e Pensamento Sistêmico.
Algumas das “disciplinas” encerram métodos e teorias conhecidas de todos nós.
A novidade de Senge está no seu desenvolvimento em conjunto e na formulação do
“Pensamento Sistêmico” como a disciplina que contém todas as outras, ao mesmo tempo em que está contido em cada uma.
3.3.1 Domínio Pessoal
A primeira disciplina relacionase com a tomada de consciência e desenvolvimento das nossas capacidades para obter aquilo que desejamos para nós.
Esta atitude de aprendizagem é um misto de auto e heteroconhecimento.
Pressupõe uma atitude reflexiva, de reconhecimento dos limites pessoais, das virtudes e dificuldades de forma a compreender, quanto podemos e o todo que somos. SENGE (1990/1998) sugere que substituamos a tensão emocional (estado sentido face aos obstáculos, gerador de tristeza, angústia,