Resumo Fundamentos da Comunicação
PROVA FINAL
COMUNICAÇÃO
Comunicação é o transito de ideias, é estabelecer uma relação com o outro, este mão precisa ser necessariamente humano, pois desde que haja uma crença e uma resposta a essa crença, já existe comunicação, ou seja, se uma pessoa acredita que é possível de comunicar com Deus, etc e acredita que tem uma resposta, logo, isso já é comunicação. Quando se é feita entre humanos com contato direto, chamamos de comunicação social, esta, por ser ligada a sociedade, se altera muito com o tempo.
A mensagem que é transmitida é em forma de código. Todo código é arbitrário, alguns mais que outros, por exemplo, a palavra é mais arbitrária que a imagem, pois depende da interpretação de cada um, ou seja, ao lermos “cadeira” cada um pode imaginar uma cadeira diferente, porém quando vemos a imagem de uma cadeira todos pensam “cadeira”.
A nossa percepção daquilo que vimos durante a nossa vida depende do repertório de cada um. Repertório é o conjunto de crenças, experiências, valores, etc de alguém, que é construído ao decorrer das nossas vidas. Só existe comunicação quando há, pelo menos, uma mínima diferença entre os repertórios do emissor e do receptor, caso ao contrário, não existe compartilhamento/transito de ideias, não havendo comunicação.
Existem diversos tipos de comunicação, tais como: intrapessoal: você com você mesmo interpessoal: você e o outro intragrupal: dentro dos pequenos grupos formados socialmente intergrupal: entre os pequenos grupos de massa: comunica com um grupo heterogêneo e grande. Demora para acontecer, por conta da diversidade de repertórios.
QUANTO MAIS GENTE, MAIS DIFÍCIL A COMUNICAÇÃO! POIS EXISTE MAIS DIFERENÇAS NOS REPERTÓRIOS, O QE GERA MAIOR CONFLITO!!
SISTEMA DE COMUNICAÇÃO quem: emissor (codificador) diz o que: mensagem a quem: receptor (decodificador) através do que: código – canal sobre o que: referente com qual efeito: intenção
PRECISA TER FEEDBACK! CASO NÃO OCORRA, NÃO É