Resumo - Comunicação: conceitos, fundamentos e história
O professor João Batista Perles, busca no em seu texto, “Comunicação: conceitos, fundamentos e história”, tratar do processo comunicativo, explicando com base em pesquisas nas áreas da antropologia, história, sociologia, linguística e de teorias da informação, que a comunicação é composta por três elementos: linguagem, cultura e tecnologia. Estes três componentes estão tão intrinsecamente ligados, que a evolução tecnológica depende profundamente do avanço cultural, que por sua vez está subjugado à forma como uma sociedade se comunica, pois sociedades de épocas diferentes tem visões de mundo diferentes.
Logo em seguida o autor afirma, através de argumentos científicos, que a comunicação não é um privilégio da espécie humana, mas é um fenômeno que está espalhado por toda a natureza, sendo o processo de comunicação um fenômeno de comunhão, que se encontra em mutação e evolução contínua e que se comunicar significa movimentar-se no tempo-espaço. E o que o fator que nos diferencia de outros seres, até mesmo aqueles com aparência física semelhante, exemplo os demais primatas, é a capacidade de nos comunicarmos não só com o nosso exterior, mas também interiormente.
No trecho seguinte o escrito argumenta sobre o surgimento e a evolução da tecnologia, que surgindo com o objetivo de apoiar a sobrevivência, foi logo aproveitada no processo comunicativo. O professor Perles aponta que muitos pesquisadores ainda tentam descobrir como os primeiros homens iniciaram o processo comunicativo entre si, desde o surgimento das formas mais simples de comunicação, até o aparecimento dos signos e por fim da linguagem verbal, definida por regras, e que esse fenômeno deu início à história, através da documentação dos acontecimentos e fatos.
À seguir o pesquisador desenvolve a questão do surgimento da escrita, e seu processo de sofisticação, da criação do papel pelos chineses e da revolução na forma como o conhecimento era distribuído na sociedade. Também é tratado o surgimento