Fundamentos da comunicação
A comunicação é um processo que envolve codificação (formação de um sistema de códigos) e decodificação (a forma de procurar entender a codificação) de mensagens. Essas mensagens permitem a troca de informações entre os indivíduos.
A comunicação não é constituída apenas de código verbal. Também utilizamos para a comunicação expressões de rosto, gestos, movimentos, desenhos e sinais. A interação social depende da comunicação. As pessoas podem estar na presença física uma das outras, mas se de algum modo não considerarem esta proximidade, não estarão interatuando. De acordo com Gahagan (1976, p.36) “a interação social nos seres humanos depende tanto da linguagem como de pistas fornecidas pelos movimentos corporais.”
Sabemos que todas as espécies sociais se comunicam através de estímulos que são sinais fixos. Esses mecanismos de sinalização integram os comportamentos envolvidos em funções sexuais, agonísticas (o comportamento dirigido para a competição agressiva), parentais e cooperativas, mas a linguagem humana é um sistema imensamente complexo, flexível e produtivo, também complexa e estruturada é a linguagem corporal dos seres humanos, apesar de algumas semelhanças superficiais com os estímulos semíoticos de espécies afins (ibid, p.36).
Comunicação não-verbal
As pessoas normais quando interagem geralmente falam, é perceptível que muita gente concorda que interação social sem fala é incômoda e desagradável, exceto quando interage com outras pessoas muito íntimas, por exemplo, quando entendemos o que o nosso parceiro quer nos simplesmente com o jeito de olhar. Contudo, enquanto falam, as pessoas também manifestam uma complexa seqüência de movimentos corporais, na forma de olhares, expressões faciais, mudanças de postura, gestos, etc.
Um dos problemas no estudo da comunicação não-verbal é a identificação de elementos e de regras pelas quais esses elementos se combinam. Quando alguém fala, pode-se quase sempre concordar com o que ele