Fundamentos da Auditoria
A Administração de uma empresa tem o dever de apresentar demonstrações contábeis adequadas e esclarecedoras à opinião pública. Esta obrigação é em relação aos grupos de interesse das empresas, tais como: proprietários, colaboradores, clientes, fornecedores, governo, sindicatos e público em geral.
O parecer dos auditores transmite confiabilidade, assegurando aos grupos de interesse que as demonstrações contábeis foram efetuadas de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos, e que os controles internos da empresa são eficientes.
Uma empresa é composta por transações complexas, sendo extremamente difícil de assegurar que os registros estão de acordo com a realidade e se medem de forma condizente aquilo que foi efetuado pela empresa e o tamanho de sua riqueza empresarial.
A auditoria se vale de normas e padrões de natureza técnica e ética para avaliar o sistema de informações, medição de desempenho e prestação de contas da administração, e procederá uma avaliação independente sobre a posição patrimonial e as informações financeiras.
Ao auditor compete conhecer as técnicas para avaliar se as demonstrações contábeis representam a posição patrimonial e financeira da empresa. Portanto o auditor precisa ter conhecimento de contabilidade e formação técnica para poder exercer esta função.
A empresa auditada precisa dar as condições de infraestrutura e de acesso ao sistema de informações contábeis e controles internos para que o auditor tenha a condição e executar seus testes para aferir se os registros contábeis retratam de forma fidedigna as práticas efetuadas pela empresa.
Há desvios recorrentes nas informações prestadas pelas empresas brasileiras. Levantamento efetuado pela COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM) identifica que o principal problema é a falta de informações relevantes nas notas explicativas.
1.1 - CONCEITO DE AUDITORIA CONTÁBIL
Podemos definir auditoria contábil da seguinte forma: ”O