Fundamentos de Auditoria
Aula Nº 6 – Fundamentos da
Auditoria
Objetivos da aula:
O objetivo desta aula é apresentar os fundamentos da auditoria e suas principais características, bem como os fatores principais para os procedimentos de auditoria, quer seja interna ou externa.
Tenha uma boa aula!
1. Introdução
De acordo com o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), os procedimentos a serem aplicados pelo auditor, constituem exames e investigações, incluindo os chamados testes de observância e os testes substantivos, que permitem ao auditor obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade. Auditoria
No caso específico da auditoria contábil, esta existe com o objetivo específico de emitir um parecer sobre as demonstrações por ela analisadas. Seguindo este entendimento, podemos dizer que, antes da emissão do parecer, o auditor necessita seguir os fundamentos de auditoria na execução dos trabalhos que permitirão a ele conhecer melhor o ambiente em que está inserido e dar suporte para a emissão do parecer de auditoria.
Aula 06 - Fundamentos da Auditoria
Os Fundamentos de Auditoria
Como todas as profissões, a auditoria também possui fundamentos para o correto exercício e para que, além disso, haja procedimentos a serem seguidos. Procedimentos existem para que se tenha parâmetros no exercício das atividades.
46
Anotações do Aluno
Os testes de observância são a verificação da confiabilidade de um sistema de controles internos e de registros de uma entidade, para realizar a avaliação dos limites do universo de elementos ou fatos a serem examinados em auditoria. São partes integrantes da pré-auditoria, onde há a observação para mensurar a qualidade dos registros e dos controles de uma célula social. Trata-se de um critério adotado para que se possa planejar um trabalho de verificação ou exame, de modo a ter consciência sobre a segurança dos informes e a probabilidade de erros e fraudes.
Analíticas: Comparações