Fundamentos da arte-educação
UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ-UVA
ROSE
FUNDAMENTOS DA ARTE-EDUCAÇÃO
SANTANA
2011
ROSE
FUNDAMENTOS DA ARTE-EDUCAÇÃO
Resenha apresentado a Universidade Vale do Acaraú – UVA, como requisito avaliativo da disciplina sob a orientação da professora Esp. .
SANTANA
2011
JR Duarte. João Francisco. Por que Arte-Educação? 2º Ed. Campinas. SP: Papirus, 2099. (coleção Ágere)
FUNDAMENTOS DA ARTE-EDUCAÇÃO
Junior Duarte argumenta que Arte - Educação não significa o treino para alguém se tornar um artista, ela almeja ser uma maneira mais ampla de se abordar o fenômeno educacional, considerando-o não apenas como transmissão simbólica de conhecimentos, mas sim, como um processo formativo do ser humano. Um procedimento que envolve a criação de um sentido para a vida, e que emerge desde os nossos sentimentos peculiares. O mesmo ressalta que a arte é ainda um fator de agilização de nossa imaginação, pois na experiência estética a imaginação amplia os limites que lhe impõe cotidianamente a intelecção.
Com base na concepção de Junior Duarte compreende-se que o contato dos educando com a arte permite o direcionamento de suas atenções aos seus próprios sentimentos, contribuindo para o refinamento dos mesmos, estabelecendo-se assim num meio eficaz de promover o desenvolvimento emocional, além de manter acesa a imaginação e a utopia, pois o trabalho artístico é a consolidação dos sentimentos em formas expressivas, se constituindo num meio de acesso a dimensões humanas não passíveis de simbolização conceitual. Como Ernst Fischer citado por Junior Duarte afirma que “a arte é um meio indispensável”.
Ela pode agir como forma de despertar no indivíduo uma maior atenção a seu próprio processo de sentir. Contudo o intelectualismo de nossa civilização torna relevante à educação apenas aquilo que é concebido racionalmente, logicamente; sendo transmitidos em sala de aula apenas conceitos já prontos,