Fundamentos da adm
As Organizações
Introdução à Administração
Assunto 01
Parte I
As Organizações
1.1. Organizações
A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento das necessidades das pessoas. Serviços de saúde, água e energia, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis – praticamente tudo depende de organizações. Tente pensar em algo que você use e que não dependa de alguma organização. É difícil, pode apostar. Segundo MAXIMIANO (2004):
• As organizações fornecem os meios de subsistência para muitas pessoas. Salários, abonos, lucros distribuídos e outras formas de remuneração são fornecidos às pessoas, em retribuição por seu trabalho ou seu investimento. São esses rendimentos do trabalho e de investimentos que permitem às pessoas adquirir os bens e serviços de que necessitam.
• O desempenho das organizações é importante para clientes e usuários, funcionários, acionistas, fornecedores e para a comunidade em geral. Para atender a todas essas expectativas, as organizações precisam ser bem administradas.
• É a administração que faz organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.
Para DAFT (2002), organizações tão diversas como uma igreja, um hospital, uma universidade ou uma grande indústria têm características em comum. Essas organizações são:
1) são entidades sociais 2) dirigidas por metas 3) desenhadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados e 4) ligadas ao ambiente externo.
O principal elemento de uma organização não é um edifício ou um conjunto de políticas e procedimentos. As organizações são compostas por pessoas e seus relacionamentos. Uma organização existe quando as pessoas interagem para realizar