fundamentos biologicos do comportamento
2. Explique como um gene erradamente transcrito pode interferir no fenótipo e cite uma doença causada por isso.
3. Qual é a diferença entre mitose e meiose e em qual fase da meiose ocorre o crossing-over?
4. Defina o que é cromatina, cromossomo e cromátide. Respectivamente.
5. Qual é a definição atual de "genes"? Explique como características são transmitidas aos descendentes
1. Explique os processos de duplicação do DNA, transcrição e tradução. Duplicação do DNA:
Primeiramente sendo o DNA o controlador das atividades celulares, ele possui o “manual” para o funcionamento celular. Toda vez que uma célula se divide, o “manual” é passado para as células-filhas. Todas as informações sobre o funcionamento celular precisa ser duplicado para que as células-filhas executem as mesmas ações que a célula-mãe. Para que isso ocorra deve haver a autoduplicação do DNA.
O modelo do DNA proposto por Watson e Crick explica a duplicação dos genes: as duas cadeias de DNA se separam e cada uma delas é orientada a fabricar a metade complementar.
O experimento dos pesquisadores Meselson e Stahl confirmou que a duplicação do DNA é semiconservativa, ou seja, que metade da molécula original se conserva em cada uma das moléculas filhas
No processo de duplicação do DNA, as pontes de hidrogênio entre as bases se rompem e as duas cadeias começam a se separar. À medida que as bases vão sendo expostas, nucleotídeos que vagam ao redor vão se unindo a elas, sempre respeitando a especificidade de emparelhamento: A com T, T com A, C com G e G com C. Uma vez ordenados sobre a cadeia que está que está servindo de modelo, os nucleotídeos se ligam em sequência e formam uma cadeia complementar dobre cada uma das cadeias da molécula original. Assim, uma molécula de DNA reproduz duas moléculas idênticas a ela.
Sabe-se que há diversas