Fundamentos adm
Capítulo 1 – O que é administração de empresas.
Organizações dos mais diversos tipos são montadas, porém não são sucesso por simples sorte ou mero acaso. O sucesso organizacional é fruto de uma série infindável e articulada de decisões, ações, aglutinação de recursos, competências, estratégias e uma busca permanente de objetivos para alcançar resultados cada vez melhorem. Para ter sucesso uma organização depende exclusivamente da forma em que ela é administrada. A administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas, e é antes de tudo alcançar resultados com os meios de que se dispõe. A administração é a maneira pela qual as coisas acontecem. Sem ela o mundo moderno jamais seria o que é hoje.
Conceito de administração.
A palavra “administração” tem sua origem do latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço.
Conceito atual de administração.
É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos afim de alcançar objetivos.
História da teoria da administração.
Com o gradativo desenvolvimento das organizações surge a necessidade de administrá-las. A Teoria Geral da Administração (TGA) é, em certos aspectos uma decorrência da Teoria das Organizações (TO), ou seja, um meio de pôr em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações. Essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente.
A teoria administrativa é uma jovem senhora que atravessou fases bem distintas. Cada uma das fases realça e enfatiza um aspecto importante da Administração, a saber: 1. Ênfase nas tarefas. 2. Ênfase na estrutura organizacional. 3. Ênfase nas pessoas. 4. Ênfase na tecnologia. 5. Ênfase no ambiente. 6. Ênfase nas competências e na