fundamento epistêmicos
R: O Racionalismo pode consistir em considerar a razão como essência real, tanto natural quanto histórico. Sustenta a primazia da razão, da capacidade de pensar, raciocinar, em relação ao sentimento e a vontade, pressupondo uma hierarquia de valores entre as faculdades psíquicas, ou a posição segundo a qual somente a analise lógico ou razão pode propiciar desta forma o desenvolvimento da análise científica do método matemático, que passa a ser considerado como instrumento puramente teórico e dedutivo que se prescinde de dados empíricos, aplicados as ciências físicas que levaram a uma crescente fé na capacidade do intelecto humano para isolar a essência o real e ao surgimento de uma série de sistemas metafísicos fundados na convicção de que na razão constitui o instrumento fundamental para a compreensão do mundo, cuja ordem interna teria um caráter racional.
2- Escreva sobre as características do Empirismo
R: Não há idéias inatas, nem conceitos abstratos. O conhecimento se reduz as impressões sensíveis e as das impressões sensoriais.
As qualidades sensíveis não são subjetivas. Os primeiros princípios e em particular o da casualidade, reduzem-se a associações de idéias convertidas e generalizadas sob forma de associações habituais.
O conhecimento é ilimitado aos fenômenos e toda a metafísica, conceituada em seus termos convencionais é impossível.
Pág.220
Questão 1 – a critica para ele é necessária para promover uma metafísica fundamental como consciência e realiza sua obra de modo inteiramente a priori.
Questão 2- O Empirismo, cujo principal seguidor foi Hume, nega a existência de axiomas como princípios de conhecimento, logicamente independentes da experiência. Hume sustenta que a repetição de um fato não nos permite concluir, em termos lógicos, que ele continuará a repetir-se da mesma forma indefinidamente.
Já o Racionalismo, cujo principal seguidor foi Descartes, firma que a