fundamento das ciencias sociais
3) Qual a contradição básica entre a existência de uma sociedade de massa e a organização de movimentos minoritários? O coletivo encobre diferenças e discriminações, passa por cima de perseguições e injustiças, cuja superação torna necessário uma ação particular dirigida e organizada. Nenhuma teoria e projeto político que representasse toda a sociedade poderia contentar esses grupos que se sentem especialmente excluídos de certos benefícios socais.
4) Qual o caráter político da ideia de minoria? Reivindicação de direitos, organização de movimentos e associações pelo mundo, mobilizações políticas e transformações nas leis e costumes da sociedade.
8) Quando uma minoria tem chance de se transformar em maioria?
Quando fazem movimentos e obtém sucesso em suas reinvindicações.
Pág 241
2) Qual a origem e o sentido original da expressão “pós moderna” e como ela foi adotada pelas outras áreas de conhecimento?
Origem: criado no campo das artes visuais e da arquitetura, o seu conceito procurava designar uma postura de ruptura com tudo que caracterizou a produção artística da modernidade. , foi adotada por outras áreas do conhecimento, pois passou a designar uma nova proposta de produção artística que, por sua ideologia contestadora, associou-se a quebra de valores e de normas de comportamento que caracterizou o homem contemporâneo, especialmente nos grandes cetros urbanos. Pós – modernidade passou a ser sinônimo da globalização, embora um esforço de precisão nos obrigue a entendê-la como reação da cultura, em diferentes pontos do mundo, á crise de paradigmas que a globalização promoveu.
3) Qual é a importância e o valor da informação na sociedade contemporânea?
Informação é a nova mercadoria que se firma no mundo como sendo principal fonte de valor que circula pelas redes de comunicação. É todo o dado que tem significado e valor para pessoas que estão dispostas a pagar por ela. Vem sido muito produzida, registrada em patentes, comunicada,