Fundamentação Teórica do aquecedor
Com uma grande variedade no mercado, os aquecedores portáteis muitas vezes confundem na hora da compra. Nesta época, a procura por este tipo de aparelho é grande, e se você também está interessado em adquirir um, veja quais fatores devem ser levados em consideração: como ele funciona, modelos e dicas. Os aquecedores esquentam o ar em volta do aparelho e o dissipam para o ambiente. Por isso, são indicados para ambientes pequenos.
Você encontra no mercado: aquecedor solar e a água.
Aquecedores Irradiadores – com resistência incandescente
São os aparelhos mais comuns e geralmente os mais baratos. Têm resistências incandescentes protegidas por grades metálicas. O calor é irradiado para o ambiente. O ar é aquecido pela resistência e difundido para o exterior através de pequenos filamentos. Podem ter pés de apoio ou suporte para fixação na parede. Esses modelos, no entanto, não são indicados para quem tem criança ou animais de estimação, pois costumam ressecar bastante o ambiente.
Aquecedor Cerâmico
Este tipo de aquecedor tem um material cerâmico que fica em volta da resistência e uma ventoinha que faz o ar circular. O aquecedor de ambiente cerâmico pode ser fixado na parede ou no teto e ainda possui um controle remoto para regular a temperatura desejada.
Aquecedor a óleo
Apesar da denominação, esse tipo de aparelho também é elétrico. Ele funciona através de resistências que aquecem o óleo e este, por sua vez, circula pelo aparelho transferindo calor para o ambiente. Os aquecedores a óleo são grandes gastadores de energia e não aquecem tanto.
Aquecedor de gabinete ou termo-ventilador
Possui resistências incandescentes, protegidas em gabinetes fechados. O calor é espalhado pelo ambiente por meio de um ventilador. Bem parecido com ventiladores comuns que temos em casa. Além disso são bem leves e podem ser levados para qualquer ambiente da casa. Esses modelos têm tendência a deixar o ambiente seco e a serem barulhentos.