APLICAÇÃO DA NR 18 – ESTUDO DE CASO
Conscientização de todos os funcionários para prática de segurança em todas as atividades exercidas na propriedade, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida, a promoção da saúde dos funcionários e a preservação do meio ambiente.
Este trabalho tem por objetivo verificar a aplicação da NR-18 em uma obra de ampliação industrial de grande porte com 15 andares, executada por uma empresa de construção civil de Pato Branco. O método utilizado foi o estudo de caso. Foi analisado o cumprimento das exigências feitas pela NR-18, através de lista de verificação, visita freqüente aos locais de trabalhos e evidencias através de fotos. A conclusão deste trabalho é que nas atividades da indústria da construção civil ainda encontram-se elevados índices de incompreensão e em alguns casos de incompetência técnica sobre algumas das exigências da Norma. (acrescentar conteúdo ao resumo)
Palavras-chaves: Áreas de Vivência, Segurança do Trabalho, NR-18, canteiro de obras, PCMAT.
1. INTRODUÇÃO
A indústria da construção civil no Brasil está em constante busca pela qualidade, objetivando o aumento de desempenho e produtividade. Ocorre que esse setor caracteriza-se pela grande quantidade de mão-de-obra desqualificada ou inexperiente, o que acaba por gerar baixa produtividade e alto índice de acidentes de trabalho. Daí a importância do uso de recursos que visem à melhoria das condições de trabalho, através de políticas de gerenciamento de segurança dentro das organizações como investimento, onde a prevenção tem grande relevância pois compromete altamente a saúde e integridade do trabalhador.
A indústria da construção civil apresenta grande importância no nosso cenário nacional, seja no aspecto econômico, pelo grande número de empregos que ela abrange ou também pela grande diversidade de riscos que apresenta aos trabalhadores dessa área. Conforme a FUNDACENTRO (1980), os riscos apresentam maior