engenharia
Instituto de Física
Departamento de Física Geral
FIS 122 – Física Geral e Experimental II-E / Laboratório
Turma Teórica/Prática: T05 / P09 Data: 17/09/2007
Alunos: Érico Santos, Simon Mazur, Tadeu Oliveira, Thiago José Luz
Equivalente do Calor e da Energia
Índice
Introdução 3
Fundamentação Teórica 4
O que foi feito no Laboratório 5
Folha de Dados 6
Tratamento de Dados 7
Folha de Questões 8
Conclusão 9
Anexos 10
Introdução
A energia é uma grandeza que foi definida de maneira independente na mecânica e na calorimetria, onde são respectivamente denominadas energia mecânica e calor. Com a descoberta que estas duas definições independentes se referem a um mesmo ente físico, surge uma nova teoria, a termodinâmica, que trata das relações de troca de energia sob a forma de calor e energia mecânica (ou química) entre sistemas físico-químicos.
A termodinâmica requer, portanto, uma relação quantitativa entre as duas unidades de medida independentes para o calor e a energia mecânica. A primeira unidade é a caloria, definida como a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1g de águia de 14,5ºC para 15,5ºC.
A unidade da energia mecânica é expressa em termos das unidades fundamentais de comprimento , massa e tempo baseados na análise dimensional: energia , sendo no SI a unidade da energia denomidado Joule (J), e no sistema CGS o Erg. A energia elétrica pode ser medida na mesma unidade de energia mecânica, pois ela pode ser definida em termos de força elétrica de Coulomb entre cargas, notando-se que .
O objetivo deste experimento consiste na determinação do equivalente entre a caloria e o joule, isto é, a determinação de valor da constante A, definida por: