Fundamenos de economia
Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual uma sociedade está organizada, e podem ser classificados em:
- Sistema Capitalista ou economia de mercado, é aquele regido pelas forças de mercado, com livre iniciativa e propriedade privada dos fatores de produção.
- Sistema Socialista ou economia centralizada, é aquele em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção.
Devido à escassez de recursos e as necessidades ilimitados do homem, originam-se os problemas econômicos fundamentais: O que e quando produzir? Como produzir? Para quem produzir? Estes problemas são resolvidos em economias de mercado pelo mecanismo de preços atuando por meio da oferta e demanda, e já nas economias centralizadas, são decididas pelo órgão central de planejamento.
Como há escassez de recursos, também há um limite máximo de capacidade produtiva de um país (produção potencial ou produto de pleno emprego). A curva de possibilidades de produção (CPP) mostra as possibilidades entre alternativas de produção operando no pleno emprego.
O sistema econômico funciona, no fluxo real da economia, em duas vertentes, onde tanto a família quanto as empresas exercem papel duplo. No mercado dos fatores de produção, as famílias oferecem os serviços dos fatores de produção, que são de sua propriedade, às empresas que os demandam. E no mercado de bens e serviços, as empresas produzem bens e serviços e oferecem às famílias