Perspectiva no desenvolvimento sustentável
Resumo:
Neste trabalho me proponho, de uma forma despretensiosa, a apresentar uma abordagem geral do conhecimento apreendido durante o curso de Educação Ambiental e Ética e apresentar um relato de observações feitas recentemente em uma escola de uma comunidade rural, na qual desenvolvemos um projeto de extensão que, entre outras atividades realizadas na comunidade, envolve práticas de Educação Ambiental. Além disso, fazemos referência ao papel da Universidade para a formação de professores críticos e reflexivos, capazes de trabalhar interdisciplinarmente nas escolas, tendo como eixo articulador as questões ambientais e a realidade local, de forma a construir novos valores em seus alunos, tornando-os conscientes e capazes de intervir sobre o ambiente e transformar a realidade do planeta.
Introdução:
Vivemos em uma sociedade que, em pleno século XXI ainda se vê ameaçada por problemas sociais e ambientais que foram amplamente debatidos, especialmente a partir da segunda metade do século XX, pelos movimentos sociais e em inúmeras conferências nacionais e internacionais que avaliaram a insustentabilidade de um modelo de desenvolvimento regido pelas leis do mercado, pelo crescimento econômico, e que trouxe implicações muito sérias para a humanidade, sejam nos aspectos sociais, culturais, políticos e ambientais. Portanto, o que verifica-se atualmente é que a consciência da crise socioambiental conseguida nos últimos 30 anos, não se traduziu em ações e políticas que fossem realmente efetivas para resolver o problema.
Dessa forma, a sociedade continua em crise: crise ambiental para alguns, social para outros, de paradigmas, civilizatória ou ética para outros, mas que, seja qual o adjetivo correto atingiu a dimensão global ou planetária, exigindo que a sociedade repense suas atitudes. Assistimos a