Funda Es Profundas 1 1
Todas as informações contidas no trabalho são retiradas da norma NBR 6122/1996.
1. Definições
Entende-se por fundação profunda aquela que transmite a carga proveniente da superestrutura ao terreno pela base (RP=resistência de ponta), por sua superfície lateral (RF=Resistência de Fuste), ou pela combinação de ambas. As fundações profundas devem ter uma profundidade de assentamento maior que o dobro da menor dimensão em planta do elemento de fundação. Estes consistem em:
Estacas: podem ser constituídas por aço, concreto, madeira e executam-se com auxílio de ferramentas ou equipamentos, sem que haja descida de operário em qualquer fase de execução;
Tubulões: elemento cilíndrico em que pelo menos na sua fase final, ocorre a descida de operários em ambiente natural ou forçado, podendo ter sua base alargada ou não.
Caixões: elemento de forma prismática, concretado na superfície do terreno, e instalado por escavação interna, sendo ambiente natural ou forçado, de base alargada ou não.
Essas fundações são utilizadas quando os solos superficiais não apresentam resistência a elevadas cargas solicitadas pela obra, quando o solo esta suscetível a erosões ou em sua volta haja futuras escavações que venham prejudicar a estrutura a ser construída.
1.1. Fundações por estacas
Há uma ampla variedade de estacas a serem aplicadas como elemento de utilização nas obras civis, diferenciando-se uma das outras pelo seu tipo de execução e materiais utilizados. Adotam-se alguns critérios para a classificação das estacas:
Efeito produzido no solo:
Grande deslocamento;
Pequeno deslocamento;
Sem deslocamento;
Processo de execução:
Estacas moldadas in loco:
Estacas tipo Franki;
Estacas sem lama bentonítica: estacas tipo Strauss, estacas escavadasmecanicamente com trado helicoidal, estacas tipo broca, etc;
Estacas tipo hélice contínua;
Estacas escavadas com lama bentonítica;
Estacas injetadas: microestacas e as estacas-raiz;
Estacas pré-moldadas:
Estacas de concreto;
Estacas