Deus de surpresas
Lucas 5 1-10
1 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. 2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. 3 Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. 4 Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". 5 Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". 6 Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. 7 Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar. 8 Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! " 9 Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, 10 como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens".
Introdução
A vida nos proporciona surpresas, muitas vezes passamos por momento que não sabemos como nos livrar. Esse relato nos trás à memória o quanto precisamos estreitar o nosso relacionamento com Deus. No mar De Tiberíades, Galileia ou lago de Genesaré, Jesus surpreende quatro homens que viviam naquele momento uma situação difícil.
1. Lavando as redes. A limpeza das redes era normalmente o trabalho matutino depois de uma noite de pescaria. Uma pescaria infrutífera, uma noite inteira sem produzir nada. Trabalho árduo, mas sem recompensa.
2. Jesus pede o barco de Simão. O barco era um bem muito valioso, no caso de Simão era o instrumento de sua sobrevivência. Seu