filosofia
2- explique o que é consciência moral? De alguns exemplos.
3- a que se referem o senso moral e a consciência moral?
4- qual o principal pressuposto dosenso moral e da consciência moral? Por quê?
5- o que é um juízo de fato? De exemplos.
6- o que é um juízo de valor? De exemplos.
7- explique o que é a naturalização da vida moral. Por que elaacontece?
8- apesar das diferenças culturais ou históricas a respeito da violência, que definição geral podemos dar de violência, válida em todas as culturas?
9- Quais os principais aspectos do quenossa cultura e sociedade entendem por violência?
10- Explique a diferença entre passividade e atividade.
11- Apesara das diferenças culturais, o que todas as culturas entendem que seja a virtude?Respostas
1) Ficamos sabendo que, em outros países e no Brasil milhares de pessoas morrem de inanição. Sentimos piedade e ficamosindignados. Movidos pela solidariedade participamos de campanhas contra a fome. Esses sentimentos e as ações desencadeadas por eles exprimem nosso senso moral, a maneira como avaliamos nossa situação e a denossos semelhantes segundo ideias como as de justiça e injustiça.
2) Nossas dúvidas quanto à decisão a tomar não manifestam nosso senso moral, mas põem a prova nossa consciência moral, pois exigemque, sem sermos obrigados por outros, decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as consequências delas. Em outraspalavras, a consciência moral não se limita aos nossos sentimentos morais, mas se refere também a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e aresponder por elas perante os outros.
3) O senso moral e a consciência moral referem-se a valores (justiça, honradez, espírito de sacrifício, integridade, generosidade), a