FUNDA ES DE EDIF CIOS
EDIFÍCIOS
Introdução
Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apóia.
Para se escolher a fundação mais adequada, deve-se conhecer os esforços atuantes sobre a edificação, as características do solo e dos elementos estruturais que formam as fundações.
Projeto do edifício Cálculo das cargas Investigação do terreno
Definição do tipo de fundação TIPOS DE FUNDAÇÃO
As fundações se classificam em diretas e indiretas, de acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo onde ela se apóia.
TIPOS DE FUNDAÇÃO
Diretas:
São aquelas que transferem as cargas ao terreno através da base do elemento estrutural da fundação, sendo desprezada qualquer outra forma de transferência de cargas.
As fundações diretas podem ser subdivididas em rasas e profundas: A fundação rasa se caracteriza quando a camada de suporte está próxima à superfície do solo (até 2,5
m), ou quando a cota de apoio é inferior à largura do elemento da fundação;
A
fundação é considerada profunda se suas dimensões ultrapassam todos os limites acima mencionados. TIPOS DE FUNDAÇÃO
Indiretas:
São aquelas em que o elemento de fundação transmite a carga ao terreno pela base (ponta), por sua superfície lateral (fuste), ou pela combinação das duas.
São
assentes a uma profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta.
Tipos de fundações diretas rasas BLOCO
Tipos de fundações diretas rasas •De acordo com a norma NBR-6122, BLOCO é o elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem a necessidade de armadura.
•Pode ter suas faces verticais, inclinadas ou escalonadas e apresentar normalmente em planta seção quadrada ou retangular.
Tipos de fundações diretas rasas Tipos de fundações diretas rasas Alicerce comum
Tipos de fundações diretas rasas Alicerce Comum
Consolidação das Cavas