TRABALHO LUCRO REAL
CURSO DE CIÉNCIAS CONTÁBEIS – 6º PERÍODO
LUCRO REAL
Maria Isabel
Suzana
RESUMO
Este trabalho trata somente do lucro real, assim todas as pessoas jurídicas que forem tributadas neste regime e apurar o imposto anualmente deverão fazer os recolhimentos mensais por estimativa com base no faturamento, podendo fazer mensalmente levantamento de balanço ou balancete para suspensão ou redução dos recolhimentos.
O Lucro real é o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pelo Regulamento (Decreto-lei 1.598/1977, artigo 6o), ou seja, é a regra geral para a apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica.
A finalidade do Lucro Real é apurar a base de cálculo do imposto de renda das pessoas jurídicas que optarem por esse tipo de apuração. É demonstrado no Livro de Apuração do Lucro Real chamado LALUR.
O período de apuração das empresas sobre o Regime de tributação do Lucro real é trimestral.
Palavras – Chaves: Lucro. Real. Jurídica. Período.
1. INTRODUÇÃO
Os fundamentos do Lucro Real segundo a legislação fiscal é apurar na escrituração contábil, com observância das normas da legislação comercial.
O principal objetivo deste estudo é apresentar a importância da apuração do imposto de renda pelo Lucro Real, assim como suas vantagens e desvantagens, descrever sua principal finalidade e o período de apuração.
O Lucro Real é a modalidade de apuração do Imposto de Renda baseado na apuração do Lucro Fiscal.
O principal método de coleta de dados foi a web site ou site eletrônico. O artigo é organizado em cinco partes com esta introdução, em seguida temos o conceito de lucro real, vantagens e desvantagens e por último teremos as considerações finais.
2. CONCEITO LUCRO REAL
Lucro real é o lucro líquido apurado na escrituração contábil, com observância das normas da legislação comercial, ajustado no Livro de Apuração