Funcionamento dns
Como já foi dito, os serviços de DNS da internet são um conjunto de bancos de dados espalhados em servidores de todo o mundo. Esses bancos de dados têm a função de indicar qual IP está associado a um nome de um site. Quando você digita um endereço em seu navegador, seu computador solicita aos servidores de DNS de seu provedor de internet que encontre o endereço IP associado. Se os servidores não tiverem essa informação, ele se comunica com outros que possam ter.
Para facilitar esse processo, os nomes dos sites são divididos hierarquicamente, como mostra a imagem abaixo:
Note que dentro de cada domínio (.com, .net, .gov) existem outras subdivisões. Por exemplo, dentro de .com há .com.br, .com.fr, .com.ar, etc.
Com essas divisões, é possível atribuir cada uma das terminações a uma entidade que as gerencie. Assim, para você registrar um domínio .br, é necessário fazer a solicitação ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, órgão que controla essa terminação. Para registrar um domínio que termine com .fr é necessário procurar a entidade que controle esse tipo.
O servidor raiz - que pode ser entendido como o servidor principal no controle do DNS - é representado por um ponto e, seguindo a ordem de pesquisa, sua inserção é feita no final do nome. Assim, www.infowester.com deveria ficar como: www.infowester.com. Repare que se você digitar o endereço exatamente como está acima, o navegador entrará no site normalmente. No entanto, não é necessário incluir o ponto no final, pois os serviços envolvidos, assim como os browsers, sabem de sua existência e o executam automaticamente.
Para melhor entender o DNS, vamos ao seguinte exemplo: suponha que você queira visitar o site www.nomedosite.com.br. Para isso, primeiramente o servidor raiz é verificado e este indica o servidor de terminação .br, que por sua vez, indica o servidor que cuida do domínio nomedosite.com.br que informa qual o seu IP, ou seja, qual o servidor onde o site em questão está