Humanidade
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
[ INTRODUÇÃO – DNS ]
Não podemos apenas conhecer os detalhes técnicos por trás do TCP/IP sem entender os serviços que ele oferece. Nessa habilidade analisaremos alguns serviços, destacando aqueles mais utilizados pelo usuário e visualizando conceitos e prática, quando necessários.
[OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE I]
9 Prover os conhecimentos necessários para conhecer o funcionamento de resolução de nomes de computadores para endereços de IP, facilitando a busca de equipamentos pela rede.
[TÓPICOS DA UNIDADE I]
1. Conceito DNS
1.1. Funcionamento das pesquisas do DNS
1.2. Tipos especiais de resoluções
1.3. Funcionamento do processo de interação
1.4. Funcionamento do cache em servidores DNS
Serviços de Redes de Computadores
11
[Texto Básico da Unidade I]
1.1 – Funcionamento das Pesquisas do DNS
Como podemos observar no exemplo acima, a mensagem é enviada pelo resolver para o servidor DNS, contendo três partes de informação, conforme descrito a seguir:
9 O nome a ser resolvido. No nosso exemplo: www.cefetmt.br
9 O tipo de pesquisa a ser realizada. Normalmente é uma pesquisa do tipo
“resource record”, ou seja, um registro associado a um nome, para retornar ao respectivo endereço IP.
No nosso exemplo, a pesquisa seria por um registro do tipo A, cujo resultado da consulta é o número IP associado com o nome que está sendo pesquisado. É como se o cliente perguntasse para o servidor DNS: “Você conhece o número IP associado com o nome www.cefetmt.br?” E o servidor respondesse: “Sim, conheço. O número IP associado com o nome www.cefetmt.br é o seguinte...”
Também podem ser consultas especializadas, como, por exemplo, para localizar um (controlador de domínio) no domínio ou um servidor de autenticação.
9 Uma classe associada com o nome DNS. Para os servidores NS baseados no Windows 2000 Server e Windows Server 2003, a classe será sempre uma classe de Internet