22 Leis de mkt
A maioria das pessoas estariam de acordo em que, com o mar-keting, pode se conseguir qualquer objetivo se você é o suficientemente enérgico, criativo e se tem o tempo e dinheiro necessários.
Porém, se são violadas as 22 leis do marketing – seja de forma intencional ou não – um plano de marketing esteja condenado ao fracasso, sem importar nada do que se tenha feito, nem os recursos que tenha utilizado.
Em essência, as 22 leis especificam o que funciona e o que não no marketing; os expertos em marketing e os gerentes em geral podem aprender estas leis e trabalhar dentro desta estrutura, ou as leis automaticamente trabalharão contra eles.
Lei Número 1: Liderança
Sempre é melhor ser o primeiro no mercado do que esperar para fazer o lançamento de um produto melhor.
Sempre existe uma vantagem em ser o primeiro nos negócios e isto é essencialmente certo no marketing. É muito mais fácil conseguir penetrar primeiro na mente de alguém, do que convencê-lo posteriormente, que o produto que você oferece agora é melhor do que o outro, que já está fixado na sua mente.
As razões:
1.- Existe uma tendência natural no homem de permanecer com o que já tem.
2.- A primeira marca em fazer o lançamento tem geralmente mais oportunidade de se converter num termo genérico para essa categoria de produto, tornando o caminho ainda mais difícil para a concorrência.
Mesmo assim, a maioria das empresas seguem a estratégia do “melhor produto”, esperando por evidências da existência de um novo mercado, para desenvolver um melhor produto do que os dos seus concorrentes.
Um enfoque mais produtivo seria investir o tempo tentando desenvolver toda uma categoria completamente nova.
Lei Número 2: A Categoria
Se é imposivel ser o primeiro numa categoria, deve-se inventar uma nova e assim conseguir ser o pioneiro no mercado.
Encontrar uma nova categoria não é tão dificil como poderia parecer. Existe um grande número de formas