Componente hidraulico
Mangueiras e conexões
As linhas flexíveis para condução de fluidos são necessárias na maior parte das instalações onde a compensação de movimento e absorção de vibrações se fazem presentes.
Um exemplo típico de linhas flexíveis são as mangueiras, cuja aplicação visa atender a três propostas básicas:
1) conduzir fluidos líquidos ou gases;
2) absorver vibrações;
3) compensar e/ou dar liberdade de movimentos.
Basicamente todas as mangueiras consistem em três partes construtivas:
Tubo interno - Deve ser construído de material flexível e de baixa porosidade, ser compatível e termicamente estável com o fluido a ser conduzido.
Reforço ou carcaça - o reforço é quem determina a capacidade de suportar pressões. Sua disposição sobre o tubo interno pode ser na forma trançado ou espiralado
Cobertura ou capa - a cobertura tem por finalidade proteger o reforço contra eventuais agentes externos que provoquem a abrasão ou danificação do reforço.
Conexões para mangueiras
As conexões para mangueiras podem ser classificadas em dois grupos: Reusáveis e Permanentes.
As reusáveis são todas aquelas em que o sistema de fixação da conexão à mangueira permite reutilizar a conexão, trocando-se apenas a mangueira danificada. Ela e fixada na mangueira por interferência entre a conexão e a mangueira, por meio de uma capa rosqueável, sem descascar a extremidade da mangueira e por meio de uma capa rosqueável, descascando a extremidade da mangueira.
As permanentes são aquelas em que o sistema de fixação da conexão e permanente. As conexões permanentes podem ser fixadas às mangueiras pelas seguintes formas :
- Conexões que necessitam descascar a extremidade da mangueira (tipo SKIVE).
- Conexões prensadas que não necessitam descascar a extremidade da mangueira
(tipo NO-SKIVE).