Sistemas hidraulicos
Aeronáutica
Sistemas Hidráulicos
Começo o estudo sobre os sistemas hidráulicos, um pouco com a sua história, sobre a sua evolução e aplicação.
A palavra Hidráulico, advém da palavra água, do estudo relativo ao movimento da água em repouso e em movimento. Inicialmente, começou-se por estudar a Hidráulica, que por sua vez partiu da física, estuda o fenómeno dos líquidos. Trata-se da ciência de dirigir e empregar as águas. Um Filósofo e Cientista identificado com o nome de Blaise Pascal, em 1647 formulou o princípio que leva o seu nome, com importantes aplicações na Hidráulica. Posteriormente, o seu significado foi expandido para o estudo de outros componentes líquidos, onde se encontra incluído o Fluido Hidráulico.
Os sistemas Hidráulicos já são utilizados na aviação, desde há muito tempo. Com o desenvolvimento da Aviação e de novos projetos Aeronáuticos, foram-se desenvolvendo e aperfeiçoando as suas técnicas e tecnologias sobre a sua aplicação. A segunda guerra mundial, provocou um grande impulso na evolução de tudo no mundo da Aeronáutica. Foram aparecendo novos sistemas, utilizando o sistema Hidráulico, mais sofisticados e com uma melhor relação de Força/Potência. As primeiras Aeronaves, tinham o sistema de travagem hidráulico, atualmente, o sistema Hidráulico é bem mais complexo e utilizado para muitos mais componentes nos Aviões, dependendo do tipo de Avião. De modo geral, atualmente, é utilizado em sistemas dos trens de aterragem, Flaps, Slats, Rudder, Ailerons, Spoillers, SpeedBrakes, entre outros, pode-se traduzir como que atualmente seja utilizado, em grande parte dos sistemas de controlo de voo, primário e secundário.
O seu desenvolvimento e aplicação na indústria Aeronáutica, deve-se ao facto de se ter concluído, que a aplicação dos sistemas Hidráulicos em aviação trazia imensas vantagens, tais como a elevada relação de Força/Potência (como já mencionei anteriormente), o seu