contaminação no óleo hidráulico
Fluído hidráulico, também chamado de óleo hidráulico, é um grande grupo de fluídos usados como meio de transmissão de energia em maquinário hidráulico, sendo qualquer equipamento ou dispositivos que possuam um sistema hidráulico de transmissão de energia e força (REXROTH, 1985).
Os fluídos hidráulicos incluem compostos sintéticos, óleo mineral, água e misturas baseadas em soluções e emulsões aquosas, sendo que independentemente de sua composição e propriedades em diversas temperaturas, sua característica mais importante é a baixa compressibilidade (DRAPINSK, 1977).
A principal tarefa de um óleo hidráulico na indústria é de movimentar equipamentos ou ferramentas em linhas de processos. Em geral são sistemas centralizados ou individuais que movem ou transportam produtos na fábrica. Nas indústrias alimentícias, sistemas hidráulicos levantam, empurram, espremem ou dão forma aos ingredientes ou produtos. Os sistemas com óleo hidráulico muitas vezes estão sendo usados em casos de alta carga. A função do fluido hidráulico é a transmissão de forca e a lubrificação das peças internas do sistema como, por exemplo, bombas de engrenagens ou cilindros (REXROTH, 1985).
A maior parte dos óleos hidráulicos é produzida com óleos minerais devido ao custo. Para atender as exigências, estes produtos têm de ser melhorados com uma variedade de aditivos, tais como: inibidores de corrosão, antioxidantes, detergentes (PALMIERI, 1988).
O objetivo deste trabalho é apresentar as funções do fluido hidráulico, e os problemas por ele apresentados nos sistemas hidráulicos, dos maquinários de indústrias sucroalcooleiras, estes problemas são decorrentes do índice de contaminação existentes no fluido, capazes de interferir no desempenho otimizado e eficiente das máquinas agrícolas.
O presente trabalho enriquece a teoria da manutenção (preditivo-preventiva), e tem como foco explorar todas as causas e efeitos provocados pelos contaminadores e a necessidade de seu controle.
1