ferro fundido
PROJETO INTERDISCIPLINAR
“Evolução dos materiais para aplicação nos diversos segmentos da Engenharia”
Coronel Fabriciano – MG
Abril / 2014
PROJETO INTERDISCIPLINAR
4º período de Engenharia Mecânica
Tema Principal Ferro Fundido
Relatório apresentado ao curso de Engenharia mecânica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais como requisito ao projeto de pesquisa do Programa Interdisciplinar - PI.
SUMÁRIO
1. Resumo
O ferro tem-se revestido de uma grande importância na História da Humanidade. A sua utilização, desde a Idade do Ferro propriamente dita, não mais deixou de se expandir, tanto geograficamente como no que concerne às formas de aplicação. As suas características, quanto à resistência, maleabilidade e durabilidade, fazem dele o material adequado a uma série de aplicações. Assim, desde utensílios medievais, passando pelo armamento da Época Moderna, pela produção de maquinário, com a industrialização e pelas numerosas edificações dos últimos dois séculos, a presença do ferro é uma constante. A engenharia do ferro tornou-se emblemática. A possibilidade de moldagem fez do ferro fundido um material muito usado pela Arte Nova. Por sua vez, em ferro forjado executaram-se obras de arte de rara beleza, como grades, portões, candelabros e tantos outros diversos tipos de máquinas.
2. Introdução
O ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício. Forma uma liga metálica de ferro, carbono (a partir de 2,11), silício (entre 1 e 3%), podendo conter outros elementos químicos. Sua diferença para o aço é que este também é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, mas com percentagens entre 0,008 e 2,11%. Como consequência são mais duros do que o aço. Além disso, por causa do silício, forma-se