Funcionamento Do DNS
Uninorte – Laureate International Universities Tecnologia em Redes de Computadores Rua Huascar de Figueiredo, 290 – Centro Manaus/AM, Brasil.
{daivsonmelo,anderson.drumond}@gmail.com,bettaumm@hotmail.com, pinheiro.1will@outlook.com
Abstract. The purpose of this article is to demonstrate the various features of DNS - Domain Name System, methods, features and general grounds, it will also be shown implementing the technology and its settings and general and current uses.
Resumo. O objetivo deste artigo é demonstrar as diversas funcionalidades do DNS - Domain Name System, seus métodos, características e fundamentos gerais, será mostrada também implementação da tecnologia e suas configurações e usos gerais e atuais.
1. Introdução
Embora as redes de computadores TCP/IP dependam basicamente do endereço IP e do endereço MAC, esses dados seriam muito difíceis para um ser humano gerenciar ou memorizar.
Uma forma de solucionar esse problema é utilizar um sistema de resolução de nomes. A resolução de nomes permite que determinado endereço IP seja vinculado a um nome de fácil entendimento e administração, assim, quando precisar acessar algum site, enviar e-mail ou qualquer outra atividade em uma rede privada ou na internet basta inserir os nomes que o sistema responsável pela resolução de nomes se encarregará de resolver para o seu respectivo endereço IP.
2. DNS - Domain Name System
Em 1980, quando a ARPANET começou a crescer rapidamente foi necessário criar uma sistema de resolução de nomes mais aprimorado já que anteriormente era utilizado um arquivo de texto simples que fazia o mapeamento de nomes para endereços de rede (Tanembaum A., 2003, p. 59).
Esse sistema mais aprimorado chama-se DNS (Domain Name System) e ajudou muito na evolução da rede, tanto que hoje em dia é o principal modo de resolução de nomes utilizado nas redes domésticas, corporativas e principalmente na rede mundial, a internet.
2.1 Características
O DNS