Funcionalismo: Fundação e Evolução
Herbert Spencer(1820-1903)
Criação do darwinismo social, que era a teoria da evolução de Darwin aplicada à natureza humana e à sociedade. Formulou também a filosofia sintética, onde ele afirma que o conhecimento e a experiência estão ligados ao processo de evolução.
Samuel Butler (1835-1902)
Ele trabalhou com a ideia da evolução e seleção natural das máquinas, que seria parecido com a dos seres vivos. O homem cria uma máquina mais moderna, que acaba eliminando a mais antiga, e essa por sua vez, por ser inferior, acaba não conseguindo se adaptar, desaparecendo.
Henry Hollerith (1859-1929)
Desenvolveu um sistema de processamento de informações que foi revolucionário à época. Criou uma empresa que foi vendida e rebatizada, e hoje é conhecida como IBM.
William James(1842-1910)
Apesar de sua visão controversa sobre a Psicologia, escreveu algumas obras que foram essenciais para o desenvolvimento do funcionalismo e serviram de referência para as ideias de outros inteleetuais. Nessas obras encontram-se teorias como a das emoções, onde afirma que a reação física vem antes da emoção, contrariando o que se acreditava até então. Encontra-se também a teoria do Eu de uma pessoa que seria formado por três elementos/componentes: o eu material, o eu social e o eu espiritual. E por fim ele trata do hábito, afirmando que as criaturas vivas são um pacote de hábitos, e isso serve para exigir menor atenção consciente. Além disso criou a ideia de fluxo da consciência, onde fala que ela é um processo de fluxo contínuo e qualquer tentativa de reduzi-la a elementos pode distorcê-la. Formalizou a doutrina criada por seu amigo Charles Peirce sobre o pragmatismo, que fala sobre validação das ideias através da aplicação prática destas.
Mary Whiton Calkins (1863-1930)
Calkins desenvolveu a técnica de associação de pares, usada no estudo da memória e sofreu muita discriminação ao tentar seu título de Ph.D.,