Cap 7 HP 2 Bimestre
Capítulo 7
Herbert Spencer (1820-1903)
Tendo vivido num tempo de grandes avanços científicos, o filósofo inglês, foi o principal representante do evolucionismo nas ciências humanas. Ele intuiu a existência de regras evolucionistas na natureza antes de seu compatriota, o naturalista Charles Darwin, formular a revolucionária teoria da evolução das espécies. É ele o autor da expressão
"sobrevivência do mais apto", muitas vezes atribuída a Darwin.
O filósofo aplicou à sociologia ideias que retirou das ciências naturais, criando um sistema de pensamento muito influente a seu tempo. Suas conclusões o levaram a defender a primazia do indivíduo perante a sociedade e o Estado, e a natureza como fonte da verdade, incluindo a verdade moral.
Darwinismo Social
Aplicação da teoria da evolução da natureza humana e da sociedade.
Alegava que o desenvolvimento de todos os aspectos do universo é evolucionário, incluindo o caráter humano e instituições sociais.
Ideia muito bem recebida nos EUA.
Classes diferenciadas formariam a seleção natural na sociedade. Individualismo e sistema econômico – laissez-faire = competição, capitalismo
Os americanos eram voltados ao prático, útil e funcional, o que reflete os estágios iniciais da psicologia americana.
FILISOFIA SINTÉTICA: combinação ou sintetização = aplicação dos princípios evolucionistas ao conhecimento e a experiência humana.
(1855)= discussão sobre a forma The Principles of
Psychology atual da mente como resultado dos esforços passados e contínuos na adaptação a diversos ambientes.
O organismo precisa se adaptar ao ambiente se precisa sobreviver.
A evolução contínua das máquinas
Seria possível que as máquinas evoluíssem para formas mais avançadas tal como era dito a respeito dos homens e animais? Samuel Butler (1835-1902)
Os inventores estão constantemente criando máquinas novas para obter alguma vantagem competitiva.
Henry Hollerith (1859-1929)