FUNCIONALISMO
Introdução 4
O protesto funcionalista 5
Revolução da teoria da evolução de Charles Darwin (1809-1882) 5
A origem das espécies por meio da seleção natural 5
A influência de Darwin na psicologia: 5
Diferenças individuais: Francis Galton (1822-1911) 6
A herança mental (Galton) 6
Métodos estatísticos 6
Testes mentais. 6
Associação de Ideias (Galton) 7
Imagens Mentais. 7
A Psicologia animal e a Evolução do funcionalismo. 8
FUNCIONALISMO FUNDAÇÃO E EVOLUÇÃO. 8
Conclusões 9
Referencias Bibliográfica 10
Introdução
O funcionalismo tornou-se parte da principal corrente da Psicologia americana. A sua precoce e vigorosa oposição ao estruturalismo tiveram um grande valor para o desenvolvimento da Psicologia dos Estados Unidos. Também foi importante a transferência da ênfase da estrutura para a função, uma das consequências deste aspecto foi à pesquisa sobre o comportamento animal, que não fazia parte da abordagem estruturalista e que veio a ser um elemento fundamental da Psicologia. A Psicologia funcionalista incorpora também estudos de bebes, crianças e indivíduos com atrasos mentais.
O protesto funcionalista
Função:
O funcionalismo se preocupa com as funções da mente, em como ela e usada por um organismo para se adaptar ao seu meio ambiente. O movimento da psicologia funcional focou em uma questão muito pratica: O que os processos mentais conseguem realizar? E como esses processos mentais agem?Os funcionalistas estudaram a mente não do ponto de vista de sua composição – seus elementos mentais ou sua estrutura – mas sim como um conglomerado ou acumulo de funções e processos que levam a consequências praticas no mundo real.
Como um primeiro sistema de psicologia, puramente americano, o funcionalismo foi um protesto deliberado contra a psicologia experimental de Wundt 1 e psicologia estrutural de Titchener2,ambas vistas como restritivas demais.Essas primeiras