Os principais autores da sociologia
Como podemos perceber, Durkheim concebe a sociedade como um “todo harmônico” (onde existe um bem comum) tal qual um organismo. Assim se explicaria inclusive a concentração de poder e riquezas nas mãos da burguesia industrial, classe à qual o autor não por acaso estava ligado.
Max Weber (1864 - 1920): Só para lembrar, em Durkheim a sociedade é pensada fundamentalmente a partir do conceito de fato social e Karl Marx compreende a participação dos homens na história a partir das lutas de classes.
Para entender como Max Weber cria uma teoria social na qual o indivíduo é anterior à sociedade é necessário compreender o conceito mais importante do seu pensamento. Trata-se do conceito de ação social. O conceito de ação social se refere ao comportamento que é dotado de sentido e é este sentido que move o indivíduo numa ação social.
Os tipos de ação social:
Ação Social Tradicional ;
Ação Social Afetiva ;
Ação Social Racional com Relação a Valores ;
Ação Social com Relação a Fins.
Karl Marx (1818 – 1883): O que distingue Karl Marx dos demais clássicos da sociologia, dentre outros fatores, é que este cientista político tenta explicar as relações sociais a partir do fator econômico. Marx mostra que as classes não são todas iguais. Algumas aparecem claramente como dominantes e outras como dominadas. Também defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificada pelas grandes diferenças sociais.