FUN ES DA LINGUAGEM
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
ALUNA: MARIANA MARQUES DOS SANTOS SILVA
TURMA: DIREITO MD3 – SALA 306
PESQUISA SOBRE: FATORES DA COMUNICAÇÃO
- COMUNICAÇÃO
A comunicação pode ocorrer ainda que haja apenas a atuação do emissor, sem um receptor imediato, essa é a chamada comunicação “unilateral”. Já o tipo mais comum, o diálogo (conversação), é a alteração entre papeis de emissor e receptor durante a troca de informações, a comunicação “bilateral”.
- O REFERENTE
Conceito indispensável a qualquer explicação no âmbito da comunicação, o referente se trata de um elemento lingüístico que indica a circunstância (conjunto das condições psicológicas, sociais e históricas) da fala e pode ser dividido em dois modelos: Situacional e Textual.
O primeiro esclarece a realidade do emissor e do receptor no momento da comunicação.
O segundo se aplica mais comumente em situações literárias ou figurativas onde quem escreve delimita um contexto irreal, isso inclui personagens, lugares, datas e qualquer informação que situe o leitor no tempo e no espaço fictício.
- PROCESSO
Elementos que constituem o processo comunicativo.Ou seja:
O contexto (realidade, momento)
O emissor (transmissor da informação)
O referente (a informação)
O canal (meio viabilizaste)
O código (forma)
O receptor (quem capta a mensagem)
A função seria a INTENÇÃO da mensagem, de que forma o assunto é abordado.
- CANAIS
Os canais de comunicação são as vias de circulação da mensagem. Partindo de um destinador, essas mensagens podem ser compreendidas como tudo que nosso cérebro capta por meio de nossos sentidos perceptivos (visão, audição, paladar, tato e olfato). Dessa forma, só nos vale como mensagem aquilo que não só percebemos, mas compreendemos e reconhecemos com um significado.
- FUNÇÕES
Sendo assim, cada mensagem com seu intuito é dita de uma forma diferente e se refere a diversas intenções (funções) proferidas pelo emissor da mensagem, são elas categorizadas em