Depósitos de Poupança
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS Trabalho integrado de CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SÃO PAULO 2014
TEMA: DEPÓSITOS DE POUPANÇA
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar as operações existentes sobre os depósitos de poupança, como: Caderneta de poupança tradicional, que é uma das mais populares aplicações em poupança existentes no Brasil, caderneta de poupança de rendimentos crescentes, caderneta de poupança com finalidade específica, entre outras.
Com a apresentação destes conhecimentos compactados, espera-se que o leitor consiga obter uma real noção de como funcionam estes mecanismos existentes no mercado de capitais no Brasil, contribuindo assim para que ele adquira uma capacidade mínima necessária para começar a trilhar conhecimentos cada vez mais profundos sobre o assunto, que é certamente de grande importância para todos que queiram conhecer estas e outras formas de aplicações financeiras.
2. CADERNETA DE POUPANÇA TRADICIONAL (IMOBILIÁRIA)
A caderneta de poupança é um dos investimentos mais tradicionais, conservadores e populares do Brasil. Tradicional por existir a mais de 140 anos, conservador, pois seus rendimentos não são tão vultosos, mas não tem grandes riscos, e popular porque o aporte inicial exigido é baixo (em alguns casos sequer existe), o que a torna acessível à população de baixa renda.
A caderneta de poupança tradicional é um produto exclusivo do SBPE - Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos, composto por instituições como caixas econômicas, carteiras imobiliárias dos bancos múltiplos, associações de poupança e empréstimo, entre outras.
Os recursos das cadernetas de poupança devem ser aplicados de acordo com regras preestabelecidas pelo Banco Central que, conforme as variáveis econômicas do momento, podem ser alteradas.
Atualmente o direcionamento