Fuga de Capitais
Não podemos confundir a fuga de capitais com branqueamento de capitais, pois a última é um processo para legitimar a posse de capital proveniente de atividades ilegais.
Porque não existe efetivamente fuga de capitais:
Existe liberdade para mudar de residência
Existe liberdade para emigrar
Existe liberdade para vender
Existe liberdade para comprar
Existe liberdade para constituir empresas em muitas partes do mundo
Existe liberdade para fazer transferências de capitais
As condicionantes e barreiras de movimentação de pessoas e capitais foram abolidas há algum tempo na maioria dos países, capacitando desta forma as pessoas de mais alternativas. Ninguém impede ninguém de escolher um novo país para viver.
Liberdade
Nada impede alguém de vender tudo o que possui num determinado país e mudar-se para outro. Pode considerar-se fuga ou libertação face a uma situação desfavorável para o individuo.
A carga fiscal elevada pode potenciar a quem tenha património considerável a transferi-lo para outras paragens e quanto a isso ninguém pode fazer nada. A ideia de tributar o capital e as grande fortunas só leva a perdê-las, é melhor 20% sobre os rendimentos de alguns milhões do que 25% de zero.
Menos pode ser mais
Pode parecer uma conta simples, mas a maioria das pessoas não percebe, que quem tem fortunas, tem também conselheiros financeiros que ajudam a conservar e multiplicar o seu patrimônio. Criar uma residência fiscal num país é extremamente fácil especialmente para quem possui dinheiro.
No capítulo dos investimentos e na tributação do patrimônio só quem possui pouco