FRUTOSE
Curso: Nutrição
Disciplina: Bioquímica dos Alimentos
Professora: Fernanda Barros
FRUTOSE
Carla Ozenir
Izabelly
Glaucia Sabrina
Liliane Ferreira Coelho
Marizangela Sabryna Barreto
Micarielly Queiroz
Natal
2014
Introdução
Trata-se de um monossacarídeo, encontrado com mais abundância em frutas e no mel. A palavra frutose deriva do latim Fructus, que significa fruta.
A frutose ocorre em quantidades significativas em dietas e fazem importantes contribuições ao metabolismo energético, por esse motivo uma dieta equilibrada e com ingestão adequada de frutose é muito importante.
A frutose não é apenas um açúcar encontrado em frutas, mais também está presente em vários produtos de origem industrial e que faz parte da nossa dieta habitual como: refrigerantes, sorvetes, ketchup, bolos e etc, na maioria desses produtos não são produzidos com a fruta em si e sim com seus derivados, como por exemplo, o xarope de milho, liquido doce e pegajoso utilizado como adoçante na confeitaria que é feito a partir do amido de milho e é composto principalmente de glicose.
É o açúcar mais doce que existe, por esse motivo é tão utilizado na indústria de alimentos.
Devemos salientar que o consume de frutose é essencial para nosso organismo, pois seu consumo é de importante para obtermos energia, mais devemos salientar que seu consumo em excesso pode ser tóxico.
Estrutura
Sua estrutura é apresentada pela fórmula química C6H12O6, sendo classificada como uma hexose. Trata-se de um carboidrato simples, por esse motivo não sofre hidrolise. Sua forma molecular é idêntica a da glicose, o que as diferencia são seus grupos, onde na frutose é apresentada o grupo cetona, já na glicose é o grupo aldeído. Ambas podem ser representadas em cadeia aberta (acíclica) e cadeia fechada (cíclica).
Fontes Alimentares
Frutas
As frutas são classificadas de acordo com a quantidade de frutose