Redação sobre ética na sociedade
Ética, essencialmente importante para se ter uma boa relação social
Ética é o ramo da filosofia que estuda os assuntos morais, sendo derivada do grego ethikos definindo- se como a “ciência da moral”. Nesse caso, a ética estuda as atitudes morais de uma pessoa ou de um grupo de pessoas identificando o comportamento humano dos indivíduos como correto e incorreto de acordo com os valores e crenças de cada época.
No entanto, desde os primórdios da humanidade o homem precisou viver em grupos ou em uma sociedade que ao passar do tempo foi gerando padrões de comportamento como justiça, honestidade, responsabilidade, lealdade e respeito de acordo com os valores estabelecidos na sua cultura com a finalidade de assegurar a vida em sociedade através de condutas padronizadas. Assim, os seres humanos nascem, crescem, se desenvolvem, normalmente convivendo em sociedade, cujos valores, crenças e regras de conduta variam de acordo com o tempo e espaço geográfico.
Segundo Paulo Freire em sua Pedagogia da Autonomia diz: “Não é possível ao sujeito ético viver sem estar permanentemente exposto à transgressão da ética”, nesse caso entende-se que ninguém é perfeito, que todos estamos sujeitos a erros, falhas. Então, a importância da ética no relacionamento social se dá pela necessidade, por uma questão de sobrevivência considerando que a humanidade está em constante mudanças, exigindo cada vez mais de si mesmo uma vida melhor.
Portanto, percebemos que o homem é um ser que necessita conviver em sociedade, a qual tem valores e crenças diversas, dependendo da cultura e do contexto social, sendo que devemos saber lidar com essa necessidade para que não comprometa nosso convívio social, respeitando as normas de conduta da sociedade da qual fazemos parte.