Frutose
COMUNICAÇÃO | COMMUNICATION
Frutose em humanos: efeitos metabólicos, utilização clínica e erros inatos associados
Fructose in humans: metabolic effects, clinical utilization, and associated inherent errors
Rodrigo Crespo BARREIROS1
Grasiela BOSSOLAN2
Cleide Enoir Petean TRINDADE 2
RESUMO
Revisa-se o metabolismo da frutose e do sorbitol, suas principais indicações e conseqüências decorrentes do uso inadequado. A frutose é um importante carboidrato da dieta, sendo encontrada principalmente nas frutas e vegetais, e é produzida no organismo a partir da glicose pela via do sorbitol. A frutose é conhecida pelos erros inatos do seu metabolismo, cujas manifestações clínicas são potencialmente graves, e por seu uso como substituta da glicose na dieta de diabéticos, visto não depender da insulina para o seu metabolismo.
Nos últimos anos, especialmente em países desenvolvidos, seu consumo tem aumentado acentuadamente em virtude do emprego como adoçante em produtos industrializados. Porém, o uso excessivo de frutose não é isento de efeitos adversos, representados pelo aumento de triglicerídios e de colesterol no sangue.
O conhecimento dos níveis sangüíneos normais é importante tanto para estabelecer a quantidade segura a ser administrada, como para permitir avaliar doenças metabólicas associadas à frutose.
Termos de indexação: doenças metabólicas, fisiopatologia, frutose, insulina, metabolismo.
ABSTRACT
This article reviews the metabolism of fructose and sorbitol, their main clinical indications and the consequences of inadequate use. Fructose, an important carbohydrate in the diet, is present mostly in fruits and vegetables; it can also be synthesized from glucose in the organism, through the sorbitol. Fructose is known for its metabolism’s inherent errors, whose clinical manifestations are potentially serious, as well as for its use as a glucose substitute in the diabetic patients’ diet, due to its metabolism not