Fruticultura Caqui
O caquizeiro (Diospyros kak L.F.), pertencente à família das Ebenáceas, é originário da
Ásia, onde é cultivado há séculos, principalmente na China e no Japão. Atualmente, seu cultivo é realizado em quase todas as regiões de clima temperado e subtropical do mundo.
Sendo considerado uma espécie de clima subtropical. É uma planta caducifólia, portanto necessita de um período de repouso para completar seu ciclo anual, que ocorre durante o inverno. O caquizeiro possui ampla adaptação ao clima, sendo possível seu cultivo em climas temperados até tropicais, nesse caso em altitudes que permitam a dormência da planta. A exigência em frio diferenciada entre as cultivares permite a escolha de cultivares mais adaptadas a cada condição climática.
Clima: Trata-se de planta tipicamente subtropical, com ampla capacidade de adaptação às nossas condições ambientais. Embora seja uma espécie de folhas caducas, como são as fruteiras de clima temperado, sua área de cultivo costuma se estender pelas mesmas regiões de cultivo das plantas cítricas, exigindo precipitações anuais entre 1.000 e 1.500 mm. A temperatura média mais apropriada para a maioria das variedades fica em torno de 15 a 17ºC, apesar do cultivo também ser possível em regiões com temperaturas médias mais elevadas.
Tolera baixas temperaturas sendo essas importantes para a quebra de dormência das gemas e para ocorrência de brotação e florescimento abundante e uniforme. Evitar plantar em locais expostos a ventos muito fortes, pois em situações de carga elevada pode ocorrer quebra de ramos. O crescimento do caquizeiro é lento, levando de 7 a 8 anos para atingir a produtividade máxima em sistemas de baixa densidade. Se não for adequadamente conduzido pode se tornar uma árvore com até 12 m de altura.
A biologia floral do caquizeiro é muito particular e diversa entre as cultivares. Três tipos de flores são encontradas:
a)Flores masculinas: são pequenas, cerca de 1 a 1,5cm de diâmetro, e surgem em cachos