as características das árvores frutíferas
Dentre os vegetais, somente as Angiospermas são capazes de produzir frutas, porém nem todas possuem porte arbóreo. Alguns vegetais frutíferos, como o morangueiro, possuem o tronco localizado debaixo da terra, denominado rizoma.
Exemplos de frutas de árvores incluem:
Nativas na região sul do Brasil
Ariticum
Ariticum-de-porco
Cerejeira
Goiabeira
Guabiju
Guabiroba
Jabuticabeira
Pitangueira
Sete-capotes
Outras
Ameixeira
Cítricas (laranjeira, limoeiro etc.)
Durião
Macieira
Mangueira
Pereira
Pessegueiro
Ver também[editar | editar código-fonte]
Lista de frutas
Lista de vegetais
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Embrapa fruticultura
Sociedade Brasileira de Fruticultura
Ministério da Agricultura - Fruticultura
Categorias: ÁrvoresFrutos
A presente lista pretende enumerar vários tipos de frutas, consideradas comestíveis em diversas partes do mundo. Note que muitos frutos (do ponto de vista biológico) são considerados legumes no sentido culinário (por exemplo, tomate), e não aparecem neste artigo por essa razão. Por outro lado, existem algumas "frutas", como o morango ou o ananás que não são frutos em termos biológicos. Resumindo: são aqui listadas "frutas" na acepção corrente de fruta e não na acepção de fruto, científica.
Algumas famílias têm maior número de espécies cujos frutos são comestíveis: Myrtaceae, Sapotaceae são algumas delas.
Pintura de frutas brasileiras (Albert Eckhout).
As frutas de clima temperado são quase todas produzidas em árvores ou arbustos lenhosos ou lianas. Contudo, elas não se desenvolvem adequadamente nas regiões tropicais (de clima quente), precipitação atmosférica regular e temperatura média anual superior a 22 °C. Isto, porque existe a necessidade fisiológica de alguns dias de baixas temperaturas (chilling requirement), cerca de 5 a 15 °C, em cada ano