Propagação de plantas
Aluno:
PROPAGAÇÃO DE PLANTAS
Enxertia: (Anel e Gema)
INTRODUÇÃO A propagação das plantas se reveste de grande importância principalmente na fruticultura. Essa talvez seja a etapa mais importante na implantação de um pomar. Para que se tenha sucesso, é necessária a adoção de técnicas que visam a obtenção de mudas de qualidade, pois dela depende o sucesso da implantação de um pomar. Na produção de uma boa muda, alguns cuidados devem ser tomados. Embora a produção de mudas possa ser feita, muitas vezes, com emprego de uma infraestrutura muito simples, cada vez mais a propagação de plantas vem lançando mão de apurada tecnologia, pois isso é muito importante para a obtenção de mudas de qualidade no menor tempo possível. Para tanto se devem levar em consideração muitos aspectos, desde a legislação que estabelece as características de uma muda padrão até as técnicas de transferência da muda para o pomar.
OBJETIVOS:
1. Manter as características desejáveis da planta mãe.
2. Aumentar ou multiplicar o numero de plantas rapidamente.
3. Antecipar a idade de inicio de produção, especialmente em fruteiras perenes.
4. Prevenir perdas ou extinção de espécies.
5. Obter plantas com resistência a pragas e doenças e melhor adaptadas ao clima e solo.
PROPAGAÇÃO ASSEXUADA
Partes de uma planta, como a raiz, o caule, as folhas, as brotações e até mesmo o pólen, tem a capacidade de regenerar e formar uma nova planta. Essa regeneração é possível, pois cada célula presente nestas partes vegetais contém toda a informação genética necessária para gerar um novo indivíduo, o que chamamos de totipotencialidade das células somáticas. Desta forma, estamos utilizando o método de propagação vegetativo ou assexuado.
Com a propagação vegetativa, a boa combinação de caracteres genéticos, apresentada por certos indivíduos, pode ser perpetuada, obtendo-se plantios mais uniformes, mais produtivos, mais precoces e com