relatorio de soldagem eletrodo revestido
PERIODO: MANHÃ SEMESTRE: 4º
PROFESSOR(A): Luciano Dantas
SOLDAGEM
TEMA: Atividades práticas soldagem com eletrodo revestido
Caio Rodrigues Abrunhosa
Ademir Ramos Lima
Alberto Benyhe
Marcos Henrique
Humberto Romero
Carlos
São Paulo 27 de Maio de 2015.
INTRODUÇÃO
O processo de soldagem por arco elétrico com eletrodo revestido consiste, basicamente, na abertura e manutenção de um arco elétrico entre o eletrodo e a peça a ser soldada.
O arco funde simultaneamente o eletrodo e a peça. O metal fundido do eletrodo é transferido para a peça, formando uma poça fundida que é protegida da atmosfera (O2 e N2) pelos gases de combustão do revestimento. O metal depositado e as gotas do metal fundido que são ejetadas, recebem uma proteção adicional através do banho de escória, que é formada pela queima de alguns componentes do revestimento
Esse relatório tem por objetivo descrever o passo a passo do processo, desenvolvido durante as aulas praticas. Parâmetros utilizados, dificuldades encontradas e procedimento durante a soldagem.
DESENVOLVIMENTO
Equipamentos utilizados: Para a realização da prática de soldagem com eletrodo revestido utilizou-se os seguintes equipamentos: fonte de energia, cabos de interligação (cabos de solda do eletrodo e cabo terra), porta-eletrodos (ou tenaz, conecta o cabo de solda e conduz a corrente de soldagem até o eletrodo), terminal terra (pinça para ligação a peça).
As ferramentas utilizadas na limpeza e remoção de escória da peça foram a picadeira (ou martelo de picar) e a escova de aço. Os EPI’s utilizados foram máscara de solda com filtro de proteção UV, casaco de couro e luvas.
Consumíveis utilizados no Processo: Para a realização da solda, utilizou a eletrodo E6013. Esse eletrodo foi escolhido devido à facilidade de manuseio, facilidade de abertura de arco-elétrico e estabilidade de manter o mesmo aberto. Esse tipo de eletrodo fornece arco calmo,