Frutas
Transportes e cuidados pós-colheita:
O Transporte da beterraba deve ser realizada em caminhões refrigerados
As raízes da beterraba após a operação de colheita passam por uma pré-seleção eliminando as raízes com defeitos. Em seguida, são acondicionadas em caixas de madeira ou engradados de plástico e transportadas para o galpão para serem lavadas, selecionadas, classificadas e acondicionadas. Com a seleção, descartam-se as raízes com defeitos, ou seja, quebradas, rachadas, com danos mecânicos, com injúrias provocadas por ataque de insetos ou patógenos ou outras anormalidades que prejudiquem a aparência e a qualidade.
Melancia
Transportes e cuidados pós-colheita:
Após a separação da planta, os frutos devem ser colocados ao longo da linha de plantio, para facilitar a retirada dos mesmos da área de cultivo. Os frutos devem ser levados do campo até o galpão de embalagem — packinghouse — em recipientes adequados e em meio de transporte compatível com cada perfil de produtor, podendo ser trator com carreta agrícola, carrinho de mão convencional ou com a caçamba adaptada para transportar uma maior quantidade de frutos, bem como com contentores plásticos.
Produtores que necessitam esperar o caminhão para levar os frutos para a comercialização devem acondicioná-los sobre palhas, formando pequenas pilhas no campo, que devem ser conduzidas para comercialização no mesmo dia da colheita. É importante que as melancias sejam acondicionadas, o mais rápido possível, em local com sombra, seco e ventilado.
Durante a colheita e o transporte, os frutos devem ser manuseados com cuidado a fim de evitar qualquer tipo de ferimento, que pode comprometer a aparência, a firmeza, o sabor e a vida útil da melancia. Os danos físicos depreciam severamente a qualidade dos frutos causando podridões.
O risco de perdas pós-colheita é alto e estas podem ser provocadas por danos físicos, utilização de embalagem inadequada, transporte e comercialização a granel, as más condições das estradas,