frutas (nutrição)
Frutas são os frutos de certas plantas, os quais possuem características especiais – geralmente de natureza polposa, aroma próprio, ricos em açúcares solúveis, de sabor doce, muitos ricos em sucos, e podendo ser consumidos, na maioria das vezes, crus. As frutas devem ser incluídas diariamente nos cardápios, pois têm um alto valor vitamínico, mineral, e a natureza dos glicídios que encerram é de fácil digestão (ORNELLAS, 2001).
A cada dia que passa o consumidor está mais consciente que a saúde está diretamente relacionada a uma dieta balanceada e segura. A preocupação com o consumo de alimentos com propriedades funcionais vem crescendo pelo fato dos alimentos apresentarem atividades antioxidantes. É o caso das frutas que são, na grande maioria, excelentes fontes de vitaminas, sais minerais, além das substâncias antioxidantes, como vitamina C, compostos fenólicos e pigmentos carotenóides
(http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362009000400002&lang=pt).
Quando a fruta não está em boas condições ou existe um excedente que não pode ser consumido ao natural, ou mesmo quando se deseja variar sua forma de apresentação, pode-se prepará-la de diferentes maneiras, como sucos, sorvetes, gelatinas, geléias, compotas, doces diversos. O importante é usar técnica de preparo que menos prejudique o valor nutritivo da fruta (ORNELLAS, 2001).
O sabor da fruta se deve aos açúcares solúveis, minerais, ácidos orgânicos, componentes aromáticos e ésteres como o metilbutirato. A consistência das frutas é dada pela celulose e por compostos pécticos, que constituem os componentes de sua estrutura. A substância considerada elemento cimentante é a pectina. É a pectina a substância que permite a confecção de geléias, pois, em meio ácido e numa concentração de 60% de açúcar, precipita-se como se fora cristal maleável e transparente (ORNELLAS, 2001).
2 OBJETIVOS
Preparar pratos culinários com a finalidade de conhecer o aproveitamento