evolução biologica
A evolução é a área da biologia que estuda os mecanismos de adaptações e transformações dos seres vivos, assim como as relações de parentesco entre as diferentes espécies.
No processo evolutivo das espécies é possível o surgimento de novas espécies (especiação) ou a extinção, quando o poder de adaptação da espécie deixa de ocorrer devido a mudanças ambientais ou pela ação do ser humano.
Uma característica do ser humano é a sua curiosidade. É com ela que se iniciam as grandes descobertas as várias áreas do saber e também ela se relaciona com a procura de soluções para os problemas pelos quais o homem passa no seu cotidiano.
Talvez a maior de todas as curiosidades do ser humano seja a de como surgiu o primeiro ser vivo e qual a origem da própria espécie humana.
Biogênese e Abiogênese
No século XVIII, as pessoas passaram a duvidar de que os seres vivos haviam sido criados de forma espontânea ou por criação divina. Durante o século XIX, com os experimentos de Louis Pasteur (1822-1895), refutaram a teoria de geração espontânea e outras teorias sobre a evolução humana. A maioria da população acreditava que os seres surgiam e desconheciam a reprodução. Essa fase recebeu o nome de Teoria da Geração Espontânea ou Teoria da Abiogênese.
Vários filósofos e cientistas como René Descartes, Aristóteles e Isaac Newton, apoiavam essa teoria. Para Aristóteles, os seres vivos surgiam por meio da matéria não viva e geravam descendentes parecidos em todas as gerações. Um médico chamado Jan Baptista van Helmont (1577-1644) chegou a escrever uma receita de como obter certos animais de forma espontânea. Com o conhecimento adquirido pela ciência, foram surgindo ideias contrárias a essas. Passou a ganhar força a ideia de reprodução entre os seres vivos, surgindo a biogênese.
Experimento de Redi
O médico italiano Francesco Redi (1626-1697) realizou experimentos no século XVII para explicar a origem da vida na terra. Para ele, os vermes que surgiam nos cadáveres humanos