Evolução biológica
Hipótese fixista: Fixista ou fixismo, pela qual todas as espécies viventes foram criadas por uma ato divino, desde então, não mudaram. Assim o numero de espécies seria fixo, determinado no momento da criação.
Hipótese do evolucionismo: A partir do sec XVII alguns biólogos começaram a questionar com maior vigor a imutabilidade das espécies . Para eles os seres vivos modificaram-se ao longo do tempo, passando por adaptação ao ambientes em que habitavam. As formas atuais de vida seriam descendentes ancestrais já extintas.
Evidencia da evolução biológica: As principais evidencia da evolução são fornecidas por fosseis, pela anatomia comparada e pela biologia molecular.
Testemunho fóssil: Resto ou vestígios de seres que viveram em épocas pre- histórica , há mais de 10 mil anos, os fosseis constituem a mais forte evidencia de que nosso planeta já foi habitado por seres diferentes dos atuais.
Principais evidencias que os seres vivos tem parentesco entre si: Semelhança anatômica, semelhança embrionária.
Semelhança anatômica: O fato da asa de uma ave, a nadadeira de um golfinho e o braço de uma pessoa apresentarem estrutura óssea e muscular muito semelhante, indica que esses seres possuem um ancestral comum, do qual herdaram o plano básico de estrutura corporal.
Semelhança embrionária: Comparação de embriões, esboço do plano estrutural básico herdado de um ancestral comum.
Órgãos homólogos: São aqueles que se desenvolvem de modo muito semelhante nos diferentes embriões, ou seja, têm a mesma origem embrionária, mas apesar disso ele podem apresentar funções diferentes . Evidenciam assim parentesco evolutivo entre as espécies.
Órgãos