Frued
ANOREXIA E BULIMIA NA ADOLESCÊNCIA: EXPRESSÃO DO MAL-ESTAR NA
CONTEMPORANEIDADE
Lísia da Luz Refosco
Pontifícia Universidade Católica – PUCRS - Brasil
Mônica Medeiros Kother Macedo
Pontifícia Universidade Católica – PUCRS - Brasil
Resumo
A partir de contribuições da Psicanálise apresenta-se uma leitura a respeito dos padecimentos alimentares - anorexia e bulimia - na adolescência como sendo patologias cuja dinâmica permite estabelecer ligações com características e questões dos tempos atuais.
Considerando-se a adolescência como um período vital de fragilidade e de vulnerabilidade psíquica, o artigo explora alguns aspectos da sociedade contemporânea, como a cultura da performance, a imposição de ideais de perfeição e completude e a superficialidade dos vínculos. Propõe-se que esse cenário possui relação com a dinâmica psíquica desses padecimentos nos quais o corpo assume o lugar de expressão do sofrimento. É considerado, ainda, que a bulimia e a anorexia remetem a questões de fragilidade narcísica e de falhas no reconhecimento da alteridade, destacando-se que, além da influência inegável do contexto cultural na tentativa de compressão desses padecimentos psíquicos, faz-se necessária uma escuta que considere a história singular do sujeito.
Palavras-chave: Psicanálise, Adolescência, Anorexia, Bulimia, Contemporaneidade.
Introdução
Este artigo propõe uma leitura a respeito da anorexia e da bulimia, considerando-as como padecimentos que possuem uma estreita relação com aspectos vigentes na contemporaneidade. Tal afirmativa deve-se ao fato de que, sem dúvida, as experiências próprias do processo de constituição psíquica se encontram entrelaçadas com o processo de construção identitária de um sujeito. Nesse sentido, o artigo aborda esses padecimentos próprios da adolescência, buscando problematizar questões tais como as primeiras experiências do campo intersubjetivo, o acesso à feminilidade, o corpo erógeno e os efeitos no
cenário